Se preferir comprar com um Embaixador Soma, e receber uma consultoria de graça, clique no botão abaixo
Comprar com ConsultoriaCaracterísticas: A cor é amarelo palha de intensidade média. No nariz, o aroma é nítido com notas florais onde se distinguem o melão e uma leve nota cítrica. No paladar, é leve, muito fresco e saboroso, equilibrando bem a acidez típica da variedade com um perfil gentil e de fácil consumo.
Dicas de Harmonização: Perfeito para acompanhar todas as refeições com pratos tradicionais. Ótimo como aperitivo ou servido com canapés salgados e entradas leves. Ideal também para acompanhar pratos principais delicados à base de peixe, ou com o típico “tajarin al tartufo”, um prato típico de massa com trufas, manteiga e parmesão.
A uva Cortese é uma variedade autóctone de origens muito antigas, amplamente cultivada na área de Alessandria. Dá origem a vinhos leves e frescos, vibrantes, de fácil consumo e imediata agradabilidade. No município de Gavi, de onde o vinho recebe seu nome, essa produção é uma garantia do elevado prestígio desse produto. Gavi, caracterizada por um terroir composto de margas (rochas sedimentares compostas principalmente por uma mistura de calcário) com areias soltas, que realçam os delicados aromas da uva. As vinhas desfrutam de uma exposição privilegiada ao meio-dia.
Vinificação: As uvas colhidas na primeira semana de setembro são desengaçadas e suavemente prensadas. A fermentação alcoólica ocorre em recipientes de aço mantidos a temperatura controlada. Terminadas as fermentações, o vinho repousa sobre as borras nobres por pelo menos 4 meses antes de ser engarrafado.
Os Guazzi são uma família que sempre esteve ligada à aldeia de Olivola, a Casale Monferrato e à zona de Monferrato em geral. Stefano Guazzo, jurista e literato, foi o primeiro proprietário da propriedade. Ele construiu a casa na segunda metade do século XVI: Villa del Bel Riposo. Ao longo dos séculos, a aldeia de Olivola tornou-se propriedade dos Condes Candiani. Camillo Candiani, diplomata e almirante da Frota Real, morou alí. O seu nome ainda está lá: o brasão original da villa e o lema nobre encontram-se na marca Bricco dei Guazzi.
Bricco dei Guazzi tem uma história centenária que remonta ao século XVI. É a história de duas famílias nobres italianas, os Guazzo e os Candiani: homens de cultura e valor, que buscam a excelência. Uma história do vinho, porque ao longo dos séculos a vinificação sempre foi fundamental para a subsistência das populações locais e para o comércio. Uma quinta com uma tradição ininterrupta: confirmação da forte vocação vitivinícola.
"Gostamos que os rótulos estejam nas garrafas. Mas o nosso vinho fala por si. Veja o nosso Barbera: sincero, orgulhoso, às vezes nervoso. Nós também somos assim: orgulhosos, genuínos e elegantes."
No nariz, o aroma é nítido com notas florais onde se distinguem o melão e uma leve nota cítrica.
A cor é amarelo palha de intensidade média.
No paladar, é leve, muito fresco e saboroso, equilibrando bem a acidez típica da variedade com um perfil gentil e de fácil consumo.